fbpx

A forma como você acorda pode estar te deixando ansioso.

Avatar de Luiz da Fontoura

Escrito por

em

Vou te dar aqui 9 estratégias para você ter um dia menos ansioso.

Serão 9 passos para você ter um dia mais calmo, mais tranquilo, menos estressante. Quer saber como fazer isso? Então leia este texto até o final.

Tenho certeza, que se você aplicar essas instruções na sua vida você passará a ter um dia liberto da ansiedade.

Eu não vou te dizer você não terá mais preocupações; isso porque nós estamos em um mundo vulnerável aos problemas e adversidades da vida. Mas estas estratégias ajudarão você a evitar as preocupações excessivas.

Para quem é esse artigo?

😬-Para quem já acorda ansioso.

😬-Para aquela pessoa que acorda e o primeiro pensamento do dia é preocupação.

😬-Para aqueles que ao despertar de manhã acordam já assustados com os compromissos que têm.

😬-É para aquela pessoa que já acorda com seus pensamentos procurando problemas.

Você já acordou assim? Eu confesso para vocês. “Já acordei ansioso.”

Posso afirmar para vocês que é muito ruim essa sensação.

Eu penso que uma pessoa que já acorda assim, na verdade nem dormiu direito. Na realidade seu corpo físico está apenas com os olhos fechados, mas a mente está acordada, isso é revelado nos pesadelos que sofre.

Quando a pessoa acorda ansiosa a mente logo começa a vasculhar problemas. Parece que a mente faz uma varredura em toda sua vida, em todas as áreas: Filho, esposa, pai, irmão, cunhado. E ela vai procurando problemas e mais problemas, incrementando uma lista como num arsenal de preocupações.

Não é saudável viver assim. Quem passa por isso sabe o quanto é terrível estes sentimentos. Esses sentimentos ocorrem sem mesmo a pessoa querer. É algo automático que acontece assim que a pessoa acorda.

Parece que é um trava que é solta e a mente começa entrar num redemoinho de problemas que chama outro e mais outro.

Esses sentimentos vão acarretar em nós sintomas em nosso corpo físico onde ocorrem inúmeras descargas de hormônios de estresse.

Não era para ser assim. Não foi isso que Deus planejou para nós seres humanos e filhos seus. Acordar já estressado? Não, isso não é o plano de Deus para nós.

Esses hormônios de estresse produzem em nós alguns sintomas físicos. Como por exemplo:

Aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas e muito outros que vai variar conforme o corpo de cada um.

Eu quero que você faça uma análise: Como tem sido o seu despertar? Como tem sido nesses últimos meses, talvez nos últimos anos?

Pense como tem sido a maneira que você tem acordado?

Você já parou para pensar sobre isso?

O que você faz quando seus olhos se abrem, nos primeiros segundos? Como é que é a sua rotina? Qual é o primeiro pensamento que você tem? Quais hábitos você tem ao acordar? Você liga algum dispositivo eletrônico? Pensa aí como que é o seu despertar.

Porque estou fazendo você refletir sobre isso? Porque a maneira como você acorda (seu despertar) pode estar causando essa ansiedade.

Vou provar isso para vocês.

Se quando você acorda seu primeiro ato é ligar algum dispositivo, cuidado Por exemplo: Algum celular.  Se você tem um celular perto assim que acorda. Cuidado.

Você liga televisão, assim que você acorda? Você liga rádio? Você procura notícias ou gosta de silêncio? 

Vou te falar, anote aí. 

O seu dia começa na noite anterior, antes de você dormir.

Pense nessa frase. Isso mesmo. Nosso dia, já começa na noite anterior,

porque da maneira como vamos dormir é a maneira como a gente irá

acordar.

Se dormimos preocupados, a tendência é acordarmos preocupados. Mas porque isso acontece? Porque nossa mente pode até se desligar alguns momentos durante o sono, mas ela trabalha muito durante a noite. 

Especialistas dizem que o sono é um mecanismo usado para organizar as ideias. Então conforme foi o seu dia, é como será sua noite, e vice-versa. Porque nossa mente trabalha durante nosso sono. A mente utiliza o sono para organizar as ideias, ela pega tudo o que aconteceu durante o dia e vai catalogando colocando em bibliotecas que são chamadas de memórias.

Então se você já dorme preocupado, e sem estas observações que eu vou te passar aqui, com certeza você já vai ter um dia seguinte muito problemático.

1 – Programar o seu dia seguinte.

A primeira estratégia, que eu quero que você anote aí é programar como será o seu dia seguinte.

Programar o seu dia de amanhã vai te ajudar a acordar menos ansioso.

Para isso você vai antes de você dormir ter que anotar as principais atividades do seu dia como se estivesse fazendo um roteiro do seu dia seguinte.

Alguns podem fazer isso num papel ou bloco de notas. Eu vou dizer para vocês como eu faço. Eu faço mentalizando na minha cabeça, eu pego, antes de eu dormir, eu já penso assim, amanhã tenho essa tal atividade e aquela outra.

2 – Procure dormir até às dez horas da noite.

Se você precisa acordar cedo no dia seguinte,  que horas você acha que precisa dormir na noite anterior? À meia noite? Não, com certeza não.

Se você precisa acordar cedo no dia seguinte,  que horas você acha que precisa dormir na noite anterior? À meia noite? Não, com certeza não.

Gente, não podemos dormir à meia noite, se quisermos acordar bem no outro dia. Então se programe para dormir no máximo até às dez horas da noite. 

Você pode estar pensando agora: ”Meu Deus, eu nunca consigo dormir cedo.”

Estamos vivendo uma grande epidemia de insônia nos dias de hoje. Eu não vou entrar em detalhes aqui agora, porque isso é um problema, mas há uma explicação fisiológica do porque é preciso dormirmos cedo. Isso inclui também a posição geológica que envolve o movimento de rotação da terra que influenciam na qualidade do nosso sono. Nosso corpo é programado por Deus para dormirmos antes da meia noite. Então programar-se é a primeira estratégia que você precisa executar para acordar bem no dia seguinte. 

Para acordar bem você precisa dormir bem. Especialistas dizem que uma pessoa adulta necessita de no mínimo oito horas de sono para ter uma vida saudável.

Eu sei que é difícil conseguirmos dormir oito horas todos os dias, mas é possível se nos programarmos. Se levarmos isso a sério veremos que não é impossível.

Para isso, já ao anoitecer, comece a ter hábitos que vão exigir menos agitação emocional da sua parte.

Exemplo, após as seis horas da tarde ou ao entardecer, reduza atividades que envolvam resolução de problemas. Comece a evitar resolver problemas mais complexos. Utilize esse tempo até o sono para fazer atividades prazerosas com a família, praticar uma atividade física, reduzir acesso às redes sociais, minimizando acesso a aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.

Evite fazer coisas do trabalho. Procure, depois que você saiu do trabalho, ao fechar a porta e desligar-se dele. Procure pensar que o trabalho ficou lá e não leve ele junto com você. Deixe ele lá dentro daquela porta chaveada.

Não te aconselho a não mais conversar com ninguém depois das seis, ou dar uma olhadinha em algum problema que ficou pendente, mas que isso seja uma exceção.  Que isso não seja um hábito seu, levar trabalho para casa. Se for possível, deixe para resolver no dia seguinte.

Vá treinando sua mente para agir assim. Procure usar este tempo para assistir algo que você gosta. Mas vá diminuindo, a frequência dos movimentos que você faz, tente ficar com pensamentos mais tranquilos nesse período.

Saiba, não é fácil nos dias de hoje uma pessoa adulta dormir cedo principalmente se você não mora sozinho. Tente conversar com as pessoas da sua casa, com sua esposa, com seus filhos, tente imprimir essa política em casa. Tenha consciência que esse hábito não será fácil de mudar e não será da noite para o dia que conseguirá implantar na sua família, mas comece de maneira gradativa.

3 – Despertar no mínimo uma hora e meia antes de você sair de casa.

Se você já prestou bem atenção na estratégia número um e fez bem o dever de casa, já deve ter chegado à conclusão que haverá tarefas para você executar antes de ir para a rua.

Sabendo disso você já sabe o que tem que fazer antes de sair de casa, então coloque o horário do despertador de acordo com o que você tem que fazer.

Se você precisará arrumar seu filho, se você tem que preparar um lanche antes, seria preferível organizar isso antes de dormir, mas às vezes não é possível.

Ou se o que você irá fazer depende da previsão do tempo, se vai estar frio ou calor não será possível antecipar. Então coloque o despertador para acordar com um tempo propício para que não haja correria.

Há pessoas que colocam o despertador com o tempo estourando. Sabe, isso está fazendo mal para você, fazendo com que você pule da cama já atrasado sem o tempo necessário para você organizar suas tarefas.

Agindo assim você já irá acordar estressado. Agora imagine vivendo décadas com esses maus hábitos? Isso com certeza vai te trazer problemas emocionais, como o hábito de cultivar preocupação excessiva. Então use o despertador a seu favor configurando para despertar no mínimo, uma hora e meia antes.

Você pode estar pensando assim: “Irei perder uma hora e meia de sono.”

Resposta: “Não, você vai ganhar uma hora e meia.” Porque você vai acordar já programado, você já dormiu o tempo suficiente, e você vai conseguir se organizar dentro desse tempo. 

Irá sair em tempo hábil sem preocupação, e principalmente sem precisar correr.

Muitos acidentes acontecem no trânsito por causa de pessoas que saíram de casa atrasadas e tiveram que acelerar mais por isso, causando um problema ainda maior, um acidente por exemplo. Lembre-se daquele ditado: “A pressa é inimiga da perfeição.”

4 – Aprecie o silêncio.

Aprenda a se conectar com você mesmo.

Vivemos uma geração que não sabe apreciar o silêncio. Estamos sempre procurando um estímulo visual ou sonoro para não sentirmos que está faltando algo. O silêncio tem se tornado para nós algo estressante e monótono.

O silêncio deveria produzir em nós paz e tranquilidade. Nós deveríamos saber apreciar o silêncio, fazendo isso estaremos nos conectando com nós mesmos.

Mas não é isso que acontece. Não sabemos mais como usufruir do silêncio. Isso é preocupante, pois o normal é já acordarmos conectados do o mundo externo.

Nos primeiros segundos quando abrimos nosso olho após acordarmos já estamos recebendo informações externas. Ligamos o rádio em canais de notícias, enchendo nossas mentes de informações desnecessárias.

5 – Em hipótese alguma ouça notícia ao acordar.

A quinta estratégia, é a estratégia de ouro. Se eu fosse falar algo que é determinante para deixar nosso dia ansioso são as notícias. Mas porque?

Porque as notícias têm um poder imenso de nos deixar ansiosos.

E eu falo isso tanto para notícias boas, como para notícias ruins.

Eu prefiro nem ligar nenhuma música, ou podcast nas primeiras horas do dia. 

Procure não encher sua mente com nenhum tipo de informação nessa hora. Deixe para começar a resolver problemas e questões mais complexas quando chegar ao trabalho.

Agora não é momento de ver nada, agora você precisa se conectar com

você mesmo. Você pode até fazer um teste, conecte um canal de notícias e veja que 80% do que você ouvir não será notícias ruins.

Quando ouvimos notícias nós não conseguimos guardar para nós mesmo. A tendência é sairmos replicando para outras pessoas. Compartilhando o link nos grupos de WhatsApp da família, da empresa ou do condomínio. Com isso não é só você que saberá dessa novidade ruim, mas todas as outras pessoas que receberam essa informação. O efeito bola de neve começa a acontecer e essa informação vai tomando espaço na mente que deveria ser utilizada para afazeres do trabalho e de criatividade.

Resumindo, procure não ouvir nenhum tipo de notícia nas primeiras horas do seu dia. Se você conseguir chegar nesse ponto e executar o passo cinco, tenho certeza absoluta que seu dia vai ser maravilhoso.

6 – Oração.

Agora os passos seguintes são para aqueles que querem atingir um nível mais avançado de tranquilidade no seu dia e que desejam realmente se comprometer em vencer a ansiedade.

Para ter um dia sem ansiedade, o hábito da oração irá te auxiliar muito nesse processo. Falar com Deus nas primeiras horas da manhã é comprovado cientificamente que funciona e reduz o estresse e a ansiedade.

Oração é falar com Deus de forma simples. Mas por que falar com Ele? Porque Deus é o autor da nossa vida, Ele é quem faz as coisas ocorrerem em nós e em todas as áreas. Se não tivermos Deus, nós não temos nada. Se você acorda com os pensamentos longe de Deus, você está sem direção. Se você sai de casa, sem conversar com Deus, você está sendo um soldado que está indo para a guerra, sem armas.

Sair para viver um dia sem falar com Deus é como um soldado que está indo para guerra de peito aberto pronto para ser engolido pelo dia e pelas circunstâncias.

Quando você acordar um dos primeiros hábitos que você tem que exercer, é o hábito da oração. É aqui que nós começamos a entender a importância de todos os outros pontos já citados. Porque a organização do tempo, o silêncio, o dormir cedo vai proporcionar a nós um ambiente favorável e tempo necessário para conversarmos com Deus.

Temos que ter uma vida de oração significativa. O que isso quer dizer?

Quer dizer que temos que fazer uma oração que tenha um significado para você e para Deus. Não pode ser aquela oração que muita gente faz: “Deus abençoe meu dia. Amém.” Você precisa investir tempo nesse hábito.

7 – Leitura da palavra de Deus.

Ler a Bíblia, é um hábito que nos auxiliará a ter um dia menos ansioso. Eu acredito que não precisamos ler textos muito longos para extrairmos verdades profundas. Se você ler apenas um versículo e meditar sobre ele, já é o suficiente, porque a palavra de Deus é tão poderosa que um pequeno texto fará uma grande diferença no seu dia.

Como isso funciona: 

Escolha um texto, pense e reflita sobre ele. Tente descobrir ali o que Deus está falando com você. Invista um tempo buscando encontrar uma reflexão que te oriente para o dia que está começando.

Eu tenho certeza que valerá a pena você fazer isso. Eu falo isso de experiência própria, vale a pena você parar um tempinho para orar e ler a Bíblia, meditar sobre a Bíblia e pensar sobre a Bíblia.

Enquanto você ler você vai falando assim: “Deus, faça entrar essa palavra na minha vida, coloque essa palavra em minha mente e faça entrar essa palavra em mim.”

Você tem esse poder de internalizar a palavra, porque você é um ser espiritual que tem esse atributo dado por Deus para decidir o que você quer que entre na sua vida.

 8 – Saia com antecedência.

Não fique enrolando na cama, não adianta acordar cedo com tempo de sobra se você não se mover para encarar os desafios do dia.

Agora é hora de você entrar em ação.

Se você tem que fazer café ou talvez tenha uma dieta diferenciada é hora de se preparar para sair.

Se você precisa arrumar seus filhos deverá se mover com bastante antecedência. Agora é o momento de você ver a previsão do tempo e ver se vai chover ou esfriar.

Um lembrete bem importante. Ainda não é hora de ver notícias. Procure ir fazendo com antecedência para não se atrasar e não causar estresse já no início do dia.

9 – Deixe para resolver os problemas lá no trabalho.

Se você chegou até aqui, eu dou um troféu para você. Deixe para responder o WhatsApp e começar a resolver problemas apenas no seu trabalho

Só depois que você já fez tudo isso que eu lhe falei. Depois que você já tomou café, não enquanto ainda está tomando café. Não fique tomando café e já resolvendo problemas.

Saiba a hora de resolver problemas. Não se deixe estressar antes do tempo se você não vai ganhar hora extra por isso.

Essas coisas são pequenas mas tem o poder de ir minando nossa mente. 

Como aquele lutador de boxe que vai dando pequenos soquinhos no seu adversário. Pequenos soquinhos que parecem sem efeito no estômago do oponente que uma hora seu adversário começa a sentir o estrago da quantidades de socos leves que levou.

Às vezes as nossas emoções são assim, a gente vai ouvindo uma notícia aqui e outra ali. Presenciamos uma desavença no grupo do WhatsApp. A notícia da elevação dos alimentos. E isso vai enchendo nossa mente sem ao menos percebermos e o pior com informações desnecessárias. 

A bíblia fala em Mateus 6.22, Jesus diz o seguinte:

“Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo estará cheio de luz. “

Mateus 6.22

O que Jesus está querendo dizer aqui é o seguinte? 

O que você tem visto, é o que tem acontecido com você, ou seja, o que você tem olhado, o que você tem feito, com os seus hábitos será o resultados das suas emoções.

Os hábitos de vocês são a candeia do seu corpo, se os teus hábitos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Nossos hábitos são os que vão  te conduzir. Eles produzem os nossos pensamentos, e os nossos pensamentos são que vão produzir os nossos sentimentos, se você não está gostando do que você tem sentido ultimamente, talvez dor, talvez uma dor emocional.

Pense aí num sentimento que você está tendo e não gostaria de ter. Talvez uma ansiedade, um medo, uma angústia, um pensamento acelerado. Porque é que isso tá acontecendo? Porque esse sentimento está na sua vida? Porque você está tendo pensamentos ruins, e quem tem pensamentos ruins, tem hábitos ruins. Guarde isso para sua vida:

“Hábitos geram pensamentos e pensamentos geram sentimentos.”

Guarde bem isso porque é nessa ordem: Hábitos – Pensamentos – Sentimentos.”

Não devemos tratar sentimentos. Isso porque eles estão no final da cadeia. Sentimentos são consequências e não causas.

Sentimentos você trata com a mudança de hábitos.

Você quer chegar no fim do dia tendo sentimentos bons? Então execute hábitos.

A equação é simples, caro leitor. Quer ter sentimentos bons no final do ano,

tenha hábitos bons durante o ano. Se você quer estar em forma com peso certo, com peso adequado para a sua estatura?  Então tenha hábitos adequados para a sua estatura.

Se você quer ter emoções sadias? Então cultive hábitos sadios.

Isso parece ser óbvio, há uma frase que eu sempre falo:

“ O óbvio é a verdade mais difícil da gente enxergar.”

Resumindo:

1 – Programe seu dia no dia anterior.

2 – Comece a dormindo mais cedo.

3 – Despertador no mínimo uma hora e meia antes de sair

4 – Não ouça nada, aprecie o silêncio.

5 – Não ouça notícias ao acordar.

6 – Oração.

7 – Leitura da palavra.

8 – Organização para sair com antecedência.

9 – Resolva os problemas lá no trabalho.

EU TENHO UM CONVITE PARA VOCÊ:👈👈👈

Se o que eu falei aqui fez sentido para você eu quero te falar que próximo aqui neste link há um convite para você.

Clicando nele eu vou te mostrar o que você precisa fazer para se aprofundar nesse assunto e se livrar de uma vez desse sofrimento.

Ao aceitar esse convite, você terá um conhecimento mais profundo sobre Deus e como ele pode transformar sua tristeza em alegria. Então clica aqui agora e eu aguardo você na outra página.

×